terça-feira, 15 de julho de 2014

MAESTRO JERÊ

Maestro Jerê: o mestre da composição

Para os íntimos, Jerê, é assim que Jeremias gosta de ser chamado. Jerê nasceu em Cuiabá e veio para Manaus no final da década de 60. Os pais foram os primeiros a motivar para aprender música, pois também eram músicos. Jerê estudou no tempo em que o canto orfeônico era uma disciplina nas escolas públicas do Brasil.
Foi nos tempos de escola que Jerê começou a compor e a ter o contato com o violão, seu principal instrumento entre tantos outros que aprendeu a tocar como o cavaquinho, o bandolim, o piano e o violão, a guitarra, o baixo elétrico e acústico, acordeom e teclado.
Por ser um multi-instrumentista ficou conhecido na década de 1960 pelos variados lugares do Brasil, principalmente no cenário musical em São Paulo que atuou em vários grupos, tocando pelo país e em alguns países como Argentina, Uruguai e Bolívia.
Quando chegou em Manaus, Jerê começou a ensinar música pelas escolas, e posteriormente se formou em Engenharia na antiga UTAM que hoje é a UEA na área de tecnologia e engenharia, e também cursou Educação Artística pela UFAM.
Mas Jerê sempre foi um professor de música, formou gerações de músicos, principalmente violonistas.
Mesmo atuando como professor, Jerê não deixou de atuar no cenário musical e isso o tornou um grande compositor. Entre seu acervo musical tem peças para instrumentos de sopro no estilo choro, peças para piano, para violão solo, para flauta doce, sendo a maioria para violão. Somando mais de 500 peças compostas.
Jerê é uma personalidade reverenciada entre os músicos amazonenses, por isso que é chamado por todos de Maestro Jerê.
É um músico que apesar das dificuldades não deixou de compor e de estar presente no cenário musical em Manaus, como até os dias de hoje que atua no grupo Aldeia do Choro, sendo o principal compositor, o mestre do choro em Manaus.

Maestro Jerê, o mestre da composição, o multi-instrumentista e o professor de muitos músicos que o tem como exemplo de musicalidade e personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário