domingo, 30 de junho de 2013

QUAL SUA PROFISSÃO? EU SOU ARTISTA

“Afina o instrumento rápido”, “Merda pra todos”, “Olha o retorno”, “Cadê meu figurino”, “Luz, câmera e ação”, “A estreia é hoje”
“TENHAM UM BOM ESPETÁCULO!!!”
Não poderíamos deixar de homenagear hoje, no dia do trabalho, o trabalhador das Artes em Manaus: da dança, do teatro, do cinema, das artes plásticas, da música, do circo, da poesia, da fotografia, enfim, de todos os artistas que tanto nos alegram, nos engrandecem de fantasia e de emoção, mas ao mesmo tempo, fazem da arte seu sustento e sua vida!
Viver de arte em Manaus, não é tão simples e nunca foi tão fácil assim assim ...! Como bem disse Stravinsky: 10% de inspiração e 90% de transpiração.Para um grupo de teatro ou de dança produzir um espetáculo, para um artista plástico fazer uma exposição ou grupo musical realizar um concerto, leva tempo, patrocínio e muito amor ao que se faz; todo o vislumbre que vemos no palco tem meses de preparação, de sacrifícios: ensaios, ensaios e mais ensaios, entre risadas, confusões, choros, interpretações, maquiagem, afinações, sapateados e ilusões, o que prevalece é a arte, é a estética apresentada, o que dá prazer ao artista e aos expectadores.
É... São coisas da profissão, é preciso disciplina e entrega...
Quisera eu ter o dom de um palhaço para provocar risadas; de um ator para nos deleitar entre o real e o irreal; de um músico para nos transportar as nossas lembranças com seus acordes; dos nossos olhos bailarem com a leveza de uma bailarina ou nosso corpo dançar com a firmeza do batidão; de poder pintar nossos pensamentos com texturas e cores.
Cito um trecho do poema de Glícia Manso Paganotto O ARTISTA: “[...] Ah! Mágicos do destino que a tudo transformam pela crítica ou não. Seríamos certamente mais pobres, se do mundo não nos dessem sua visão. [...] Entendê-los é uma pretensão, senti-los talvez não! Depende somente daquele momento mágico quando colocamos o sentimento acima da razão”.
Imagine um mundo sem arte, nem artistas...
Um mundo sem música, sem cor, sem poesia...
Seria assim como um homem sem alma. E assim construiremos palcos, cenários para viver nossos sonhos entre luzes brandas e músicas invisíveis!
“APLAUSOS, BRAVO, BRAVÍSSIMO!!!!!!!”





Nenhum comentário:

Postar um comentário