O movimento Bossa Nova
surgiu impressionando com a forma intimista de tocar o instrumento. Surgiu no
final da década de 50, Tinhorão (1998, p.310) relata sobre o grupo de moços da
zona sul que iniciaram este movimento: “quase todos entre dezessete e vinte e
dois anos, resolveu romper definitivamente com a herança do samba popular, para
modificar o que lhe restava de original, ou seja, o próprio ritmo”.
Os precursores da Bossa
Nova foram João Gilberto, Tom Jobim, Carlos Lyra, Elizeth Cardoso, entre
outros, que além da nova forma de tocar, tinha uma poética de humor, de exaltação
da vida urbana, à mulher.
A Bossa Nova revolucionou
o ambiente musical no Brasil, suas influências foram Be-Bop uma vertente do
jazz norte americano. Augusto de Campos (1974, p.18) relata as influências que
a Bossa Nova sofreu antes de afirmar em 1958: Cremos ser conveniente registrar as influências sofridas pela Bossa
Nova da parte de outras manifestações musicais do populário estrangeiro. Dentre
estas, destacam-se, no caso, direta ou indiretamente,, o jazz e o be-bop
(concepção jazzística surgida mais recentemente).
Em Manaus, a Bossa Nova
começa a ser escutada pela Rádio Nacional e os cantores começam a aprender as
músicas para cantar nos programas de rádio em Manaus, enquanto isso os jovens
estavam aprendendo a tocar Bossa Nova em seu violão. Adelson Santos, músico e
compositor em Manaus, relata que a juventude que estava começando a aprender
violão tinha que tocar Bossa Nova que era a música do momento: A Bossa Nova foi a minha, além desse pessoal
da seresta, desse pessoal mais antigo, a Bossa Nova foi a segunda lição de vida
do ponto de vista musical, eu era obrigado no bom sentido prazerosamente
falando, e tinha que tocar Bossa Nova que era a música do momento. Eu sabia
tocar todas aquelas músicas: O Barquinho, Samba de uma nota só, ela foi chegar
em 1960 e foi ai que bebi essa fase.
Ou seja, essa geração de
1960, aprendeu muito com o som da Bossa Nova, mas ainda não tinha uma formação
musical suficiente para compor ao estilo, ainda estavam dançando nas festas
Hi-Fi nos clubes da cidade.
De acordo com Adorno
(2011) “as famosas palavras-chave atinentes a sua fases, tais como swing,
be-bop e cool jazz constituem a um só tempo slogans publicitários e momentos de
tal processo de absorção” (p.105). Assim se deu a Bossa Nova em Manaus, através
de slogans publicitários, de chamadas para festas ou representações de algo
inovador.
Durante os primeiros anos
da década de 1960, a Bossa Nova vai ser ouvida nas Rádios da cidade de Manaus e
o nome BOSSA NOVA começa a ser usado em notícias nos jornais para simbolizar
algo diferente, renovador: TESTARÁ HOJE O TIME “BOSSA NOVA” DO RIO NEGRO;
QUERMESSE BOSSA NOVA NA PARÓQUIA DE APARECIDA; PROGRAMA EM BOSSA NOVA.
A Bossa Nova, em Manaus, vai
ser representada em 1968, não pelos jovens que estavam ouvindo e aprendendo a
tocar violão, pois estes já estão sobre a influência da Jovem Guarda, mas através
de um cronista social chamado Luis Pinto, apelidado por Little Box, o
“Caixinha”, que viajava ao Rio de Janeiro no período do carnaval e retornava
com notícias da high society guanabara para serem divulgadas em seu programa
radiofônico “Night and days”; trazia as novidades também musicais: LP’s de
Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius de Moraes.
Little Box foi
considerado, na época, o representante oficial da Bossa Nova no Amazonas,
começou a interpretar as canções de Chico Buarque, Tom e Vinícius, vivenciando
a própria letra da canção em suas performances, criando um conjunto “The
Sinners” que o acompanhava nas suas interpretações performáticas no Barés
Clubes, o clube mais prestigiado na cidade.
É preciso salientar que
não era uma produção original da Bossa Nova, não era um compositor do estilo
Bossa Nova em Manaus, era uma interpretação, uma performance das canções,
daquilo que já estava se fazendo há 8 anos com a chegada e a explosão da Bossa
no Brasil. Adorno (2002, p.40) resume esta diversão em reproduzir o outro, na
forma de aprender as canções no cinema e no rádio e nos discos, como acontecia
nos festivais de dublagem, e nas apresentações de Little Box: “É o que se vê já
pelo fato de a diversão ser apresentada apenas como reprodução; cinefotografia
ou audição de rádio”.
A outra referência que se tem é Fernando Borges e sua
orquestra Bossa Nova, mas Little Box foi o principal divulgador da Bossa,
motivando o gosto por esta forma de tocar e cantar e criando um público,
formando platéia, fazendo a Bossa conhecida e ouvida, e num período em que a
juventude manauense estava ao ritmo da Jovem Guarda e dos festivais, e os artistas sendo os próprios Beatles, Roberto
Carlos e Erasmo Carlos.Little Box, Jornal do Commercio, 28.09.1969. |
Jornal do Commercio, 26.04.1964. |
Por que a TV amazonense não tem o passado disponível na internet parecendo ate que não existiu ?
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