quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O MAGO DO VIOLÃO - DOMINGOS LIMA


Quando falamos sobre violão em Manaus, não devemos deixar de citar Domingos Marcelo de Lima Dias, conhecido como Domingos Lima e intitulado como o Mago do Violão. Domingos Lima foi violonista, compositor e professor em Manaus entre as décadas de 60 e 90.
Domingos Lima ficou conhecido como o Mago do Violão em virtude de ser um único em Manaus a tocar a guitarra elétrica, na década de 60, em função da venda de instrumentos pela Zona Franca de Manaus. Mago, por ser um autodidata no violão e ter reconhecimento no cenário musical.
Foi professor de música, ministrava as aulas de música na própria casa, num período onde o mais comum eram aulas de violino e piano em escolas de música tradicionais da cidade. Muitos jovens foram alunos de Domingos Lima que hoje fazem parte do cenário musical de Manaus como Davi Nunes, maestro da Orquestra de Violões, Renato Brandão, professor do Curso de música da UFAM, Noval Benaion, professor e baterista da Orquestra Vozes da UFAM,  e o renomado músico Afonso Toscano, entre tantos outros jovens que aprenderam as lições musicais em sua casa, no Beco do Macedo, contribuindo para a formação musical destes jovens e para um futuro cenário cultural diferenciado na cidade.
Domingos participou por vários anos do programa Sua manhã de domingo da Rádio Difusora do Amazonas. Participava ativamente do programa Carrossel da Saudade da TV Educativa, atual Fundação Cultura de Manaus juntamente com sua banda Talento não tem idade. Além de sua Orquestra que tocava nos bailes da cidade na década de 60, chamada Orquestra Domingos Lima.
Como compositor, destacamos suas principais composições: Amor impossível, Engano, Coração indeciso, Aviso prévio compostas em parceria com Abílio Farias, grande nome da música do eixo Norte e Nordeste.
Domingos Lima gostava de compartilhar seus conhecimentos - muitos desses conhecimentos foram aprendidos ouvindo música de cinema, indo a sessões e mais sessões para aprender os acordes da canção de sucesso, como a Malagueña do grande violonista espanhol Sabicas.  
Longe de um rigor técnico, pois era um autodidata em circunstâncias que a vida musical e social em Manaus demandava na década de 60, o Mago do Violão transmitia sentimentos através da Música.

Hoje é tema de pesquisa pelo discente João de Deus Vieira de Oliveira do Curso de Música da UFAM, com o objetivo de construir sua trajetória artística e seu acervo musical. Não será somente uma pesquisa científica sobre um músico e sua vida artística, mas uma homenagem pela sua contribuição musical à cidade e pelo que construiu em muitos jovens o gosto pela música e pelo conhecimento e ensinamento musical que proporcionou, resultando hoje, em muitos agentes culturais.

8 comentários:

  1. É sempre uma felicidade quando homenageiam meu avô :) obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela homenagem ao nosso grande e querido Domingos, sou uma neta de coração mais que tem um grande amor por toda a sua história de vida. Abs!

    ResponderExcluir
  3. Domingos lima foi meu tio e meu mestre não só da música como foi da vida. Seus ensinamentos me forjaram ser o ser humano que sou hoje. Ele tinha o talento não só de ensinar mas o de liderar seus músicos sob a sua regência.
    Esta homenagem é mais do que merecida. Parabens. Jorge Cardoso ( produtor musical )

    ResponderExcluir
  4. parabens pela homenagem e obrigado,sou filho mais velho da ultima esposa e agora tambem musico graças aos primeiros passos e o sangue ki corria na veia desse grande musico,homem e pai!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem nao poderia deixar passar essa oportunidade de comentar sobre esse grande homem e mestre,otimo esposo q foi pra minha mae e excelente PAI, sou o mas novo da turma de filhos e tenho orgulho de ter tido um grande PAI q foi DOMINGOS LIMA ,parabens pela linda homenagen.

    ResponderExcluir
  6. Estudei também com o professor Domingos Lima no final da década de 70, com ele aprendi algumas serestas e outras várias mésicas. Excelente ser humano, ótimo músico.

    ResponderExcluir
  7. Nossa como era bom estudar violão com esse professor. Tive o privilégio de estudar 3 meses de violão com ele, nunca mais estudei violão com ninguem, e muitos não acredito que aprendi em tão pouco tempo..O mais interessante é que quando Domingos me ouviu cantando, na época era bem jovem, ele resolveu me colocar no grupo dele pra cantar nas instituições, em aniversário, etc...eles diziam que eu era a mascote do grupo..Adorava estar com esses músicos maravilhosos...Domingo Lima, Zé da Manola, Pernambuco...dentre outros..Quantas saudades...

    ResponderExcluir