domingo, 30 de junho de 2013

A ERA DA BOSSA NOVA EM MANAUS

O movimento Bossa Nova surgiu impressionando com a forma intimista de tocar o instrumento. Surgiu no final da década de 50, Tinhorão (1998, p.310) relata sobre o grupo de moços da zona sul que iniciaram este movimento: “quase todos entre dezessete e vinte e dois anos, resolveu romper definitivamente com a herança do samba popular, para modificar o que lhe restava de original, ou seja, o próprio ritmo”.
Os precursores da Bossa Nova foram João Gilberto, Tom Jobim, Carlos Lyra, Elizeth Cardoso, entre outros, que além da nova forma de tocar, tinha uma poética de humor, de exaltação da vida urbana, à mulher.
A Bossa Nova revolucionou o ambiente musical no Brasil, suas influências foram Be-Bop uma vertente do jazz norte americano. Augusto de Campos (1974, p.18) relata as influências que a Bossa Nova sofreu antes de afirmar em 1958: Cremos ser conveniente registrar as influências sofridas pela Bossa Nova da parte de outras manifestações musicais do populário estrangeiro. Dentre estas, destacam-se, no caso, direta ou indiretamente,, o jazz e o be-bop (concepção jazzística surgida mais recentemente).
Em Manaus, a Bossa Nova começa a ser escutada pela Rádio Nacional e os cantores começam a aprender as músicas para cantar nos programas de rádio em Manaus, enquanto isso os jovens estavam aprendendo a tocar Bossa Nova em seu violão. Adelson Santos, músico e compositor em Manaus, relata que a juventude que estava começando a aprender violão tinha que tocar Bossa Nova que era a música do momento: A Bossa Nova foi a minha, além desse pessoal da seresta, desse pessoal mais antigo, a Bossa Nova foi a segunda lição de vida do ponto de vista musical, eu era obrigado no bom sentido prazerosamente falando, e tinha que tocar Bossa Nova que era a música do momento. Eu sabia tocar todas aquelas músicas: O Barquinho, Samba de uma nota só, ela foi chegar em 1960 e foi ai que bebi essa fase.
Ou seja, essa geração de 1960, aprendeu muito com o som da Bossa Nova, mas ainda não tinha uma formação musical suficiente para compor ao estilo, ainda estavam dançando nas festas Hi-Fi nos clubes da cidade.
De acordo com Adorno (2011) “as famosas palavras-chave atinentes a sua fases, tais como swing, be-bop e cool jazz constituem a um só tempo slogans publicitários e momentos de tal processo de absorção” (p.105). Assim se deu a Bossa Nova em Manaus, através de slogans publicitários, de chamadas para festas ou representações de algo inovador.
Durante os primeiros anos da década de 1960, a Bossa Nova vai ser ouvida nas Rádios da cidade de Manaus e o nome BOSSA NOVA começa a ser usado em notícias nos jornais para simbolizar algo diferente, renovador: TESTARÁ HOJE O TIME “BOSSA NOVA” DO RIO NEGRO; QUERMESSE BOSSA NOVA NA PARÓQUIA DE APARECIDA; PROGRAMA EM BOSSA NOVA.
A Bossa Nova, em Manaus, vai ser representada em 1968, não pelos jovens que estavam ouvindo e aprendendo a tocar violão, pois estes já estão sobre a influência da Jovem Guarda, mas através de um cronista social chamado Luis Pinto, apelidado por Little Box, o “Caixinha”, que viajava ao Rio de Janeiro no período do carnaval e retornava com notícias da high society guanabara para serem divulgadas em seu programa radiofônico “Night and days”; trazia as novidades também musicais: LP’s de Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius de Moraes.
Little Box foi considerado, na época, o representante oficial da Bossa Nova no Amazonas, começou a interpretar as canções de Chico Buarque, Tom e Vinícius, vivenciando a própria letra da canção em suas performances, criando um conjunto “The Sinners” que o acompanhava nas suas interpretações performáticas no Barés Clubes, o clube mais prestigiado na cidade.
É preciso salientar que não era uma produção original da Bossa Nova, não era um compositor do estilo Bossa Nova em Manaus, era uma interpretação, uma performance das canções, daquilo que já estava se fazendo há 8 anos com a chegada e a explosão da Bossa no Brasil. Adorno (2002, p.40) resume esta diversão em reproduzir o outro, na forma de aprender as canções no cinema e no rádio e nos discos, como acontecia nos festivais de dublagem, e nas apresentações de Little Box: “É o que se vê já pelo fato de a diversão ser apresentada apenas como reprodução; cinefotografia ou audição de rádio”.
A outra referência que se tem é Fernando Borges e sua orquestra Bossa Nova, mas Little Box foi o principal divulgador da Bossa, motivando o gosto por esta forma de tocar e cantar e criando um público, formando platéia, fazendo a Bossa conhecida e ouvida, e num período em que a juventude manauense estava ao ritmo da Jovem Guarda e dos festivais, e os artistas sendo os próprios Beatles, Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
Little Box, Jornal do Commercio,  28.09.1969.

Jornal do Commercio, 26.04.1964.

Um comentário:

  1. Por que a TV amazonense não tem o passado disponível na internet parecendo ate que não existiu ?

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